BURSITE DO COTOVELO
As bursas são bolsas preenchidas com líquido que atuam como um coxim (amortecedor) entre as articulações, ossos, músculos e tendões. No cotovelo, o olecrano é um osso proeminente e a bursa ajuda na sua proteção assim como no correto movimento de extensão, que é feito pelo telo tendão do tríceps. A inflamação (bursite) pode ser ocasionada por traumas agudos como quedas ou micro traumas por movimentos repetitivos, infecção, gota, e alterações reumáticas.
O processo inflamatório gera grande incômodo ao paciente, dor e um aumento de volume local com acúmulo de líquido. Um aumento de temperatura local e vermelhidão sugere um processo infeccioso associado e que deve ser tratado imediatamente com antibióticos e até drenagem. Neste caso agende prontamente uma consulta médica ou setor de urgência.
a bursite pode ficar crônica com aumento de volume persistente e com menos dor. Deve ser investigado com RX, ultrassom e exames laboratoriais de sangue.
O tratamento associa medidas locais como gelo, repouso, proteção, anti-inflamatórios, e tratamento da doença de base como a gota ou reumatismo, por exemplo. Na maioria das vezes, o quadro se resolve rapidamente. Outras opções incluem punção e retirada do líquido, e infiltração de corticoides após uma adequada antissepsia.
Nas situações de não resposta, a bursa fica como um tecido fibrótico, e mais endurecido, visto no ultrassom. O RX pode mostrar proeminência como um esporão e esses tecidos devem ser retirados por uma cirurgia aberta minimamente invasiva ou por via endoscópica. Na figura abaixo a ressecão de um tofo gotoso crônico.